martes, 3 de julio de 2007

Porque "Je vous salue Gabeira..." - 2

27/06/2007
Paralelamente naquela tarde, a Fernanda, o Roberto e outros alunos do curso, estavam fazendo provas de Historia da Arte com a Beth Rabete, quando entrou na sala o Érick Nilsen para avisar que a Polícia Federal havia cercado a escola para impedir a exibiçâo do filme! Claro que toda a garotada ficou assustada e apreensivos... Viviamos como nos brabos tempos da repressão. A Bia, uma amiga de sala e filha de um torturado político, se conservou junto a Fernanda e nervosíssimas, viam os policiais invadir a escola à paisana: eram alguns disfarçados de `garotões´ e outros de terno e gravata... Anoiteceu, e nem a minha amiga Fernanda, nem ninguém, ainda acreditava no que estavam vivendo.
Cheguei na CAL, e vi todo aquele burburinho, mas na minha santa inocência pensei que era gente interessada em ver o filme... O elevador estava enguiçado.. Subi todos aqueles degraus, tinha gente por todo lado... Consegui encontrar a Fernanda que me contou o que estava de verdade acontecendo... Ah meus deuses, me lembrei dos meus tempos de UNI, do CPC, das correrias de 68...
Quase na hora do "evento", muitos jornalistas, fotografos, e quase todos os grandes nomes da arte estavam presentes na sala do segundo andar da Cal, e onde só caberiam espremidos umas 100 pessoas, havia umas 300 ou mais! Parecíamos lata de sardinha, e os federais fechando com seus corpos todas as portas antigas daquela sala. A Bia com início de pânico apertava o braço da Fernanda, que continuava achando que era tudo uma ilusão...
Mas, o que seria tão grave pra Igreja Católica fazer tamanho alvoroço, e a Policia provocar esse aparatoso e exuberante movimento repressor? Seria justamente aquilo que qualquer estudioso de teologia sabe?
Então, do alto da arquibancada onde estávamos espremidos, sob aplausos, a sala escureceu, e a exibição começou... e logo em seguida, a tela improvisada onde a película era projetada começou a tremer! Eram outros federais invadindo a sala por outro local para prender o Gabeira e pegar o filme. Acenderam parte das luzes, e naquela balburdia sumiram com a cópia antes que a federal pegasse, mas prenderam o Gabeira. Tumulto total! Será que iriam prender outras pessoas? Pânico geral! Nem pensamos, pulamos do alto da arquibancada lá embaixo e saímos espremidos no meio da turba apavorada... Nos perdemos do Roberto, e descemos correndo pelas escadarias da CAL, por onde achávamos que não iriam passar e paramos no portão lá de cima, perto do bondinho de plano inclinado. Pois não é que eles fizeram justamente o mesmo trajeto nosso? Quando perto do portão, olhamos para cima e Fernanda disse: `estamos em Hollywood!´, estávamos abismados pela quantidade de flashs que pipocavam registrando a prisão do Gabeira. Escoltado, êle passou rente a nós, e a Fernanda atrevida disse pra ele: "É ISSO AÍ, GABEIRA!" Ele bateu na mão dela, sorriu e seguiu levado pelos agentes da Policia Federal. Todo o pessoal (brasileiros!) que ali estava desceu atrás cantando 'JÁ PODEIS DA PÁTRIA FILHO, VER CONTENTE A MÃE GENTIL. JÁ RAIOU A LIBERDADE, NO HORIZIONTE DO BRASIL..."
Foi de arrepiar viver aquela emoção nunca imaginada no final do século XX, num Brasil onde já se dizia que a ditadura não existia mais. Pois a dita foi dura e Gabeira preso mesmo, e depois solto.
Ficamos com esse registro na nossa memória. Outro dia, conversando a Fernanda me lembrou disso tudo... Oh noite.. Obrigado Fernanda!
Esse caso serve pra puxar um outro: a Fernanda, como eu, e outros atrevidos, sempre estivemos vivendo momentos de turbulência dentro da sociedade formal...Há poucos anos, quando ela evidenciou um grande potencial mental através do Budismo, lhe ameaçaram de morte e até lhe internaram num hospício para ficar desacreditada. Pobre raça humana, mas não conseguiram segura-la por muito tempo. Quando voltou ao Rio quase desistindo de sua crença budista, sentada numa pizzaria do Recreio, de uma família que nunca tinha visto antes e que estava sentada perto dela, ouviu sem mais nem menos: "NÃO VENHA ATRAPALHAR A PROCISSÃO!". Aí é que ela se decidiu realmente voltar a praticar, e viver na fé de Buda.
Então, sei muito bem o que significa isso... Continuemos com nossas crenças, que ninguém, nem hospício e nem polícia federal poderá nos tirar: VAMOS SEMPRE ATRAPALHAR AS PROCISSÔES!
Hoje, depois de fazer de tudo em artes estou em Madrid curtindo um exilo voluntário; Fernanda Lobo fez teatro e TV, definitivamente passou a ser budista e vive feliz em Cataguazes; Fernando Gabeira é Deputado e sempre alfinetando o governo; e o filme `Je vous salue Marie!´ virou uma referencia e é encontrado em qualquer locadora... Graças aos deuses!!!
Boa noite, boa sorte e liberdade de para todos nós...

No hay comentarios: