lunes, 1 de noviembre de 2010

..só pra nâo esquecer... *


..Eu y Ildásio...
Y pra finalizar minha visita, por lá apareceu o Papa Seixista (Bar Kilimanjaro - Praça Pedro Arcanjo - Pelô), o Thildo Gama, y o Luiz Eduardo (Lampiâo - SP)...
Muito papo, muitas historias, muita Bahia... *

..eu y Ildasio... amizade de 40 anos... *

Um mês depois desse encontro, o Ildasio me dedicou um poema... Ei-lo:
...........
Canção para a Eterna Estrela
Ildásio Tavares


Como é insosso e triste, Edy,
Sentarmos à beira dos anos
E apreciarmos a fuga cada vez para
mais longe do pássaro cruel da juventude...

Noites desvairadas de televisão, tu
louco para comeres todos os garotos
do mundo; eu as ninfas todas e
mal comemos meia Bahia.


Outro dia, Joel, um amigo de sinuca,
comentava numa roda, “esse Ildásio
é foda, comeu meia Bahia." “Pior,
outro comentou é que ele agora quer
comer a outra metade.”

Música. Traço de união.
Eu era júri, letrista,
Poeta, ficionista,
E fui descartado por um dedo duro
da Ditadura que dava as cartas, com os colhões
de João Gilberto na palma da mão. Música.
Entre nós está agora o cadáver musical
Insepulto de nosso querido irmão;
de nosso louco irmão Berimbau.
Música. Música maestro.
Mas não se trata de um maestro qualquer,

é o Governador do teclado, espirrando emoção
pelas pontas dos dedos. Música.

Vieste da casa de uma mulher que carregou uma TV nas costas,
emissora dirigida por um
Corno pernambucano que nem sabia
comer a própria mulher. Deixava-a
Para a música.


Ah, Edy, meu amigo Edy,
Cometa de som que varava a noite baiana...


Ah, Edy, meu querido comparsa de loucura jovem,
Vou parar por aqui antes que fique ácido,
O que é melhor do que piegas mesmo.

Itapuã, julho de 2010
Mais do que 40 anos depois.

...................................

Obrigado amigo... Tantas recordaçôes... Valeu... *

..lá se vai meu amigo Ildásio... *

Morre o poeta Ildásio Tavares

O poeta Ildásio Tavares, 70 anos, faleceu às 17h deste domingo, 31 de outubro. Ele estava internado no Hospital Jorge Valente, em Salvador, desde o dia 27 deste mês. Tavares sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O sepultamento foi às 16 horas, no cemitério do Campo Santo.
Natural da Fazenda São Carlos, hoje cidade de Gongogi, na Bahia, em 1962 se formou em Direito, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, em 1969, se formou em Letras também pela UFBA, seguindo carreira como professor de Literatura. Foi tradutor e professor de inglês e literatura americana durante 19 anos.
Além de poeta, contista e professor, Tavares também compôs músicas, algumas delas gravadas por Maria Bethânia, Alcione, Vinícius e Toquinho e Nelson Gonçalves.
Ildázio Tavares se inspirou nas questões sociais para escrever. Publicou 42 livros, sendo destes, 15 de poesias. Ao longo de sua trajetória, Tavares recebeu uma série de prêmios e títulos por seu trabalho como tradutor, ensaísta e poeta. Foi o autor da ópera afro-brasileira “Lídia de Oxum”, levada às margens da Lagoa do Abaeté, em Salvador, para um público de cerca de 30 mil expectadores.
Ildásio Tavares teve três filhos, o administrador de empresas Josias Marques, o radialista Ildásio Tavares Jr. e o diretor teatral Gil Vicente.
........................

..e fico cada dia mais orfâo...

..No dia 26 de julho passado, passamos uma tarde muito divertida em sua casa em Itapoâ.. Saquei esta foto, e conversamos muito sobre o nosso tempo, amigos que já se foram, amigos longe, Raul Seixas, etc...

domingo, 8 de agosto de 2010

(re) nasce uma estrela...


O cantor Edy Star,72 anos, na loja de discos Barafos Afins, na Galeria do rock, que chama de segunda casa

Coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo - 08 agosto 2010:

De volta ao Brasil depois de 18 anos, nos quais "sobreviveu" graças a um "puteiro internacional", o cantor Edy Star relembra o passado de histórias e parcerias com Raul Seixas, Gilberto Gil e Jorge Amado...

"Mas a reportagem é sobre mim mesmo, né? Não aguento mais jornalista perguntar tudo da minha vida e, quando a matéria sai, o enfoque é em Raul Seixas e eu viro coadjuvante", diz Edy Star ao repórter Marcus Preto.

Figura mitológica do underground musical brasileiro, ele é cultuado pelos fãs de Raul por sua participação no LP "Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10", de 1971. Ali, Edy e Raul dividiam espaço com os estreantes Sérgio Sampaio e Miriam Batucada. Foi fiasco total de vendas, mas ganhou, com o tempo, a aura de "clássico incompreendido" do rock nacional.

Baiano de Juazeiro, Edivaldo Souza era produtor de musicais na TV Itapuã, em Salvador, antes de pegar o ônibus (pago por Raul) de mudança para o Rio. Foi demitido porque cobrou, no ar, salários atrasados: "Tem quatro meses que não recebo! Quero meu dinheiro!" Saiu de lá e meia hora depois encontrou Raul, seu amigo, no centro de Salvador. "Eu estava te procurando!", disse o maluco beleza, então produtor da gravadora CBS. Ele queria gravar um disco coletivo. Convidou Edy.

Conheceu Caetano Veloso em 1959, andando por Santo Amaro da Purificação, na Bahia. "Vi um casarão com as portas abertas e um menino tocando piano. Era ele. Ficamos amigos."

"Procissão", canção de Gilberto Gil lançada em seu primeiro LP, de 1967, tem versos de Edy. "Desculpe, mas 50% da letra é minha. Nunca cobrei nada -nem ele negou que eu fosse coautor. Até que precisei de dinheiro. Há três anos, pedi minha parte. Quanto ganhei? Não digo."

"Bethânia pra mim é uma santa, querido. Ela está acima do bem e do mal. Quando faço fotos com ela, me abaixo -não posso estar na mesma altura que minha santa. Não posso vê-la que me ajoelho imediatamente."

O sobrenome Star surgiu nos cabarés da praça Mauá, no Rio, onde Edivaldo -já Edy- começou a se apresentar nos primeiros anos da temporada carioca. "Eram shows muito avançados para aquele período de ditadura. As cenas eram sexuais, tinha lesbianismo e até um anão que corria nu pela plateia."

Edy fazia seu show performático, derivado do teatro de revista. Cantava com visual andrógino e corpo purpurinado. "Quando o pessoal do "Pasquim" apareceu por lá, tudo mudou", diz. "Jaguar, Millôr, Paulo Francis... eles adoraram o espetáculo, escreveram que a melhor coisa do Rio era a praça Mauá e a grã-finada passou a frequentar. Tinha dia que a boate já abria toda reservada. Tinham que botar as putas pra fora para caber o pessoal da sociedade com as esposas."

Foi em uma dessas sessões que João Araújo, pai de Cazuza e então presidente da gravadora Som Livre, convidou o performer a gravar o primeiro disco solo pela empresa. "Sweet Edy" saiu em 1974 com inéditas de Caetano, Gil, Roberto e Erasmo. Todas elas especialmente compostas para Edy Star.
"Eu já conhecia essa gente toda da Bahia. Gonzaguinha também me deu uma inédita. Não entrou no disco, porque a censura implicou com uma rima. [Luiz] Melodia fez outra que chegou tarde demais." O encarte do LP trazia depoimentos de celebridades. Caetano, Gil, Nara Leão, Lennie Dale, Susana Vieira, Rogéria, Darlene Glória, Fernando Sabino, Nelson Motta e Ricardo Amaral, entre outros, teciam altos elogios ao artista que "nascia". Roberto Carlos escreveu: "Bicho, eu parei na de Edy Star!". Jorge Amado foi mais longe: "Guardem seu nome, não tardará que seja repetido e consagrado". Edy conheceu o escritor nos anos 60, quando fazia performance em uma galeria. "Também sou pintor, e Jorge escreveu o catálogo da minha exposição. Tenho a carta batida à máquina com os erros de português que depois Zélia [Gattai] corrigiu à caneta. Guardo tudo sobre mim para mostrar a quem duvidar."

"Sweet Edy" também não fez sucesso. "O disco não saiu com a cara do meu show. Era tudo muito limpo, muito TV Globo. Detestei." Foi convidado, em 1975, a integrar o elenco da montagem brasileira de "Rock Horror Show", que estreou no Teatro da Praia, no Rio. Lucélia Santos era a estrela. "Ela era uma criança. Ria muito. Aliás, naquele tempo, todo mundo queimava um fuminho e ria de tudo."

Na sequência, Edy voltou a fazer teatro de revista. No meio dos anos 1980, foi convidado por Guilherme Araújo para cantar nos bailes de Carnaval do Gala Gay. Quem fazia o coro eram os filhos de Martinho da Vila, incluindo a ainda adolescente Mart'nália. "Sempre fui chamado de "viado" e nunca me ofendi. A palavra "gay" é uma merda. É muito bom como literatura ou pra descrever esses saradinhos que se vestem com a última moda. O que faço não é coisa de gay. É bichice, mesmo. É viadagem."

Em 1992, quando as boates já não tinham mais conjunto, Edy se mudou para a Espanha. "Sobreviveu" no país, segundo diz, trabalhando numa casa "de garotas". "Na internet, disseram que eu tinha virado travesti. Não é nada disso. Trabalhava em um puteiro internacional, com 35 mulheres. Toda noite, aconteciam 18 stripteases. Eu entrava entre um número e outro pros clientes descansarem o olho de tanta "xoxota"."

A decisão de voltar ao Brasil veio no ano passado, graças ao sucesso do show que Edy fez na Virada Cultural de SP. Comemorando os 20 anos de morte de Raul, ele apresentou, na íntegra, as canções de "Sessão das 10". O sucesso absoluto fez com que ele tivesse que refazer o espetáculo neste ano.

Edy mora hoje em um hotel no centro de SP, em frente à Galeria do Rock. Com 72 anos, namora um jovem de 18 no Brasil. E um romano de 26 na Espanha. "Íamos casar no papel quando decidi morar no Brasil. Vou voltar lá [na Espanha], passar uns 15 dias e conversar com ele. Casamento, só quando isso for permitido aqui no meu país."
..............................................................


viernes, 2 de julio de 2010

,,pois é... nâo deu... *

..eu y o amigo Rubinho Lima Jr., ainda animados na Tijuca... O braZil ganhava por 1 x 0...

Pois é Amiguinho,
nâo deu... o sonho acabou!
Com esse Dunga y a `maldiçâo de lula´, nâo ha mandinga que resolva!
Eu estava em Sampa, no dia 26 de maio y vi esta manchete enorme num jornal:
"SELEÇÂO ESPERA ESCAPAR DA MALDIÇÂO DE LULA NA COPA"
Nem precisava fazer contas, olhar as estrelas, ou abrir tarot...
Nâo tinha jeito mesmo...
Vaticinei a todos os meus amigos! Y hoje constatei: nâo deu outra!...
Agora, chorem, digam que estâo de luto, aguentem as gozaçôes de Maradona...
Mas, nâo deixem de ler com atençâo esta reportagem:


http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4448650-EI14416,00-Selecao+espera+escapar+da+maldicao+de+Lula+na+Copa.html

No mais, aguardemos mais 4 anos... Quem sobreviver, verá...
Um campeonato no Rio de Janeiro... kkkkk... kkkk.kkkk...
Depois VCs me contam... acho que vou pra Afrika...
É bem capaz do carioca inventar a `parafuzeta´ pra superar a vuvuzela...
MERECEMOS!!! *
.......................................

viernes, 25 de junio de 2010

..respondendo ao pessoal.... 9

- 2009 - ..meu amigo Luis Eduardo, o Lampiâo, lendo em Sampa uma materia sobre mim publicada no Correio da Bahia.... *

-Qual foi sua maior satisfação como artista? qual o maior remorso e o que voce mudaria em sua vida se fosse possível retornar no tempo? (Por Marciano Santos)
- Alô alô Marciano, me é difícil dizer `a maior´ porque tive muitas satisfações por meu trabalho na noite ou no teatro...
Durante quase 10 anos seguidos ganhei o premio de Melhor Atração da Noite Carioca, um premio que era dado em festa, votado pelo publico y donos de casas noturnas.
Ter sobrevivido dignamente durante toda minha vida como artista, y gozar da amizade y conceito de muitos outros artistas, amigos y minha família.
A satisfação de ver minhas obras de teatro y shows sempre aplaudidos y recebendo ótimas criticas da imprensa y do público.
No momento, ser reconhecido pelos fãs de Raul y receber tanto carinho y amizade.
- De remorso ou mudar alguma coisa... sei não. Porque se na hora me pareceu uma burrada, depois era tudo muito bom...
Talvez poder apagar duas ou três pessoas que conheci y acreditei... y que ainda vou mijar na tumba...
- Mas no resto, na minha idade TUDO É LUCRO!
.....


Pois: ..todo jornal que eu leio, me diz que a gente já era... y quando eu estou aqui, eu vivo esse momento lindo... eu não quero dizer nada... só gingar, botar pra ferver... y se alguém não quiser entender y falar, pois que fale... o resto meu filho, bobagens, bobagens... (já diziam: Raul Seixas - Roberto & Erasmo Carlos - Sergio Sampaio - Maysa - Caetano Veloso)
--------------------------------------------
- Ou não? ..kkkk... kkkkkk... Ei, me passe esse copo aí...

um abraceijão kavernista,
Edy *

......................................................


Madrid – 25 de abril de 2010

..respondendo ao pessoal.... 8

- 1969 - Dançando com Gal Costa no lançamento do disco Tropicalia - Dancing Avenida - Rio de Janeiro.

-Vi uma foto sua com o Raul na época em que ele estava bastante doente, sabemos que ele era bem rebelde a tratamento, e jamais faria algo contra sua própria vontade. Mesmo assim vc tentou aconselhar? Ajudar de alguma forma? (Por Anderson)
- Aprendi muito cedo Anderson, a não dar conselhos a ninguém! Posso até comentar, analisar, mas aconselhar? nem pensar. Você conhece alguém que segue conselhos? Se não seguem conselho de mãe, vão seguir conselho de amigo?... kkkk...
Ajudar sim. Faço o possível. Mas tem que saber SE a pessoa quer ajuda de verdade, né?...
Me disse ele, que estava fazendo dexintoxicaçâo, y já estava super rodeado de gente... que mais poderia eu fazer?
--------------------------------
-Quais os estilos de músicas que vc ouve hoje, que artistas contemporâneos que vc mais gosta? (Por Anderson)
- Olha Anderson, alem do que considero boa MPB, ouço muito flamenco (que adoro), y muita salsa... Mas sou muito eclético, porque adoro y discuto ópera y musica clássica... mas também gosto de musica Raí, fados y os bons cantautores espanhóis...
- Infalivelmente gosto de Bola de Nieve, Edith Piaf, Joaquin Sabina, Manuel Serrat, Mariza, os roqueiros dos anos 60, y acima de todos la Reina de la Salsa: Célia Cruz (AÇUCAR!!!).
Mas com certeza num toco grupos de rap, nem conjuntos de pagode ou axé. Embora goste de algumas coisas desses ultimos: sou fânatico por Gerônimo, nâo posso negar o potencial da Ivete Zangalo, nem a gostozura de ouvir Zeca Pagodinho ou Fundo de Quintal...
-----------------------------
-Qual a sua opinião sobre a paralisação das atividades do Fã Clube Raul Rock Clube, e até onde isso prejudica a memória do nosso heroi? (Por Anderson)
- Acompanhei a gloriosa resistência do Sylvio Passos, y cheguei a coloca-lo numa charge como `S. Sylvastiâo, ferido pelas flexas da ganância´. Porem, chega uma hora que nâo dá mais prá segurar.. Era muita pressão das `merdeiras´, todas montadas solenemente na grana dos direitos de Raul, y ainda querendo mais y acabar com uns poucos direitos do Sylvio, que desembolsava o que nâo tinha, pra manter site y fâ-clube...
Nâo sei se eu teria agüentado tanto tempo.
- Prejudicar a memória de Raul, NÂO ACREDITO! O Mestre continua vivo, nâo caiu em nada a sua popularidade ou aceitação, y o raulseixismo continua crescendo!
O Fâ Clube continua dentro de quem o conheceu y participou.
Quem ficará mal visto sempre, serão elas que nâo têm a capacidade ou coragem de sentarem-se TODAS numa mesa, y discutirem o assunto sem a presença de seus advogados... É uma coisa que, a única disposta a fazer é Viviane, a filha da Kika...

-------------------- ----------
-Uma grande parte de fãns do Raul inclusive eu, o tem como alicerce e sustentação para muitos obstáculos na vida, vamos dizer assim, ele nos fez enxergar força dentro de nós mesmo, vc também o vê dessa forma? (Por Anderson)
- NÂO! Vocês se guiam pela filosofia, pelo sonho, pela utopia.. Não sou contra, até admiro, y as vezes invejo. Gostaria de ter essa fé. Porem, eu nunca tive isso, sempre muito realista, os pés no chão, sou mais de pensadores y historiadores... A minha força dentro de mim, é minha, ninguém me deu, eu forjei... Aprendi cedo a me defender de tudo, sozinho! Pra tentar outra vez, não precisei ouvir Raul... Num sei se meus problemas y meus obstáculos seriam superados ouvindo-o... Vivo o que sou, ninguém vive por mim (Sergio Sampaio)...
------------------------------
-Qual sua visão sobre a Sociedade Alternativa? (Por Anderson)
- Acho uma utopia muito bonita... y só! Que mais posso dizer?
Num se esqueça que vivi o sonho hippie de `PAZ y AMOR´!
Y ainda somos os mesmos, y vivemos como nossos pais...
Desculpem-me, mas essa coisa de que `sonho que se sonha junto é realidade´, é muito bonito enquanto literatura... Na hora da verdade, é outra conversa...
----------------------------
-Indique um livro e um disco que voce mais goste e comente o porque. (Por Marciano Santos)
Vou dizer 3.. se me é difícil escolher três, imagine só um!
Mesmo decepcionando muita gente, cito:
- O pequeno Príncipe - que ensina muito mais que toda a obra de P.C...
- O Homem sem Pátria – que mostra o drama de um homem que é condenado a nunca mais em sua vida saber noticias de seu pais, ou de ouvir falar dele.
- Mentiras Fundamentales de la Iglesia Católica – se já desconfiava do clero y do vaticano, depois desse livro, não restou pedra sobre pedra.
Y qualquer livro de Monteiro Lobato, principalmente Urupês (adulto) y Narizinho (infantil).
..........
- Sou louco por tres discos: o `Time Out´ do Dave Brubeck Quartet (jazz-1959), o `Sargent Peppers Band´ dos Beatles (1967), y o `Tropicalia´ (1969).
Porem me satisfaço com qualquer disco-coletanea de salsa, que tenha Oscar de Leon, Willie Colon, Marc Anthony, Papo Luca y su Sonora Ponceña, y naturalmente Célia Cruz (AÇUCAR!!!), isso é salsa caribeña da melhor que existe.
Qualquer disco-coletanea brasileiro dos anos 70, amo todo aquele repertorio yeyeye – brega, ainda é o retrato do braZil, preciso explicar?
- NÂO... kkkk, num tem nada de 80 pra cá... lembram aquela musica: `joga fora no lixo´? .. pois é... sou cruel.

.....................................................

jueves, 24 de junio de 2010

..respondendo ao pessoal.... 7

1955 - A minha carteirinha do Elvis Rock Club... huuuuummmmmm... aquele cheiro de saudade.... *

-Baseando-se em sua vivência musical e artística, gostaria de saber, caso gravasse um disco hoje, quais os músicos que gostaria que fizessem parte do seu disco? (Por Anderson)
- Se VC me fala de músicos instrumentistas, isso é encargo do produtor, que vê quem está mais dentro do que se vai fazer.. a não ser que o artista tenha preconcebido algum nome.
- Mas, eu não gostaria de gravar somente com um grupo... Se possível diversificar o som, estando em algumas faixas junto a Bandas excelentes que existem em outras cidades... Em Fortaleza tem `Os Malditos´, que são ótimos... tem uns garotos em Santos com quem fiz show, que são o máximo de musicalidade... Tem a `Veludo Branco´ em Roraima... Tem grupos em Salvador da pesada, como os `Viralatas de Luxo´!
- Y naturalmente alguns amigos como convidados: Perinho Albuquerque, Renato Piau, Pepeu Gomes, quem sabe Os Panteras... Y também alguns cantores.
- Se falamos de autores, obrigatoriamente estariam Sergio Sampaio, Zé Rodrix y Raul... Porem gostaria de registrar Francisco Céspedes, Tito Puente, Antonio Carlos y Jocafi, Luiz Melodia, y alguns meninos bons compositores desses brasis, que me tem mostrado muita coisa boa...

---------------------------------
-Quais os músicos que atuaram no LP Sweet Edy? (Por Anderson)
- Sabe que não lembro mais? Alguns nomes sim, mas... Eu não acompanhei todas as sessões de gravação dos play-backs, pois estava fazendo temporada em Sampa.
Foi um pessoal reunido pelo produtor, que era o mais proeminente da época dentro da Globo: o Guto Graça Mello.
Os músicos eram todos de alto nível, y que tocavam com gente importante...
------------------------------------
-No meu ponto de vista vc é um artista completo e tem muito a oferecer a cultura brasileira, porém, grande parte ou a maioria do povo não conhece sua própria cultura levando grandes artistas a buscarem reconhecimento lá fora, na sua visão, por que isso acontece? E o que deve ser melhorado na escolas? (Por Anderson)
- Obrigado por me ver assim...
Mas repito sempre que não me considero com essa importância que me atribuem... Que tenho eu pra oferecer a `cultura brasileira´?
Tudo bem que parece que os `grandes artistas´ buscam reconhecimento lá fora, mas num é bem assim, `os grandes´ saem sempre a convite, y depois vão ficando...
`Os outros´, como eu, saem mesmo por sobrevivência, pra não morrer de fome... Y encontram a oportunidade de sobreviver dignamente!
- Não sei o que pode ser melhorado nas escolas... Mas num método em que os professores estão mal preparados y põem a culpa no salário (?), que são tratados de `tios´, que deixa alunos atenderem celulares em classe, não saberem escrever nem ler corretamente, não conseguir fazer uma conta sem maquininha, uma garotada que num tem interesse em ler ou saber (se o presidente nâo precisou disso...)... deve ter alguma coisa de errado nesse ensino... ou não?
Podemos pensar que ao governo interessa uma geração de semi-analfabetos y ignorantes... serão os futuros votantes ou dirigentes do país... ou não?

-----------------------------------
-Através de uma entrevista, soube que vc já teve relações duradouras e intensas, mas hoje vive só, e tudo isso deixou uma tremenda experiência pra vc e compreensão dos limites de uma relação. Com toda essa vivência, quais os pontos principais de uma relação duradoura? E quais as qualidades que mais chamam a sua atenção em uma pessoa? (Por Anderson)
- kkkk.. kkkkkk... É difícil fazer entender a um hétero, que um amor ou paixão homo é exatamente igual a qualquer outra... Principalmente aos convictos que tentam disfarçar seu preconceito, quando diz: `NÂO, eu NÂO SOU preconceituoso, tenho ATÉ amigos gays´... kkkkk... Tem demonstração maior de preconceito do que essa frase? kkkkkk.
- Mas sim, tive relações/amores duradouros y intensos... Apesar de todo meu histrionismo, sempre fui monógamo! Nunca fui promíscuo... Vale mais qualidade que quantidade, y isso me valeu para ter vida sâ y longa...
- Se vivo sozinho é por opção.
- O principal em qualquer tipo de relação, hétero ou homo, é o companheirismo, a cumplicidade. Claro que cama é importante, mas deve ser secundário.
- Acima de qualquer coisa, o que me atrai é o papo! O saber conversar, poder ser diversificado y culto quando conversar, sem dar vexame ou dizer asneiras... Depois a fidelidade y a transparencia da amizade...
Essa coisa de beleza física, sarados, roupa de marca, arrumadinhos, tamanho de pau, nunca fizeram minha cabeça... Fica pra bichinhas menores, que terminam descobrindo que esse amor é como flor no campo: nasce, cresce, y quando está bonita.. vem uma vaca y come!

..............................................

..respondendo ao pessoal.... 6

1975 - ..eu sou o Frank, o vampirâo transsexual da Transilvania...

- Os espanhóis conhecem o trabalho do Raul? já ouviu algum comentário sobre o trabalho dele? Se Sim, quais foram? (Por Anderson)
- Não Anderson. Em nenhum país da Europa ou América Latina, nem em Portugal, que também se fala português. Eu sei que alguém gravou alguma coisa na Argentina, mas num sei a repercussão.
Fora do Brasil o Raul NÂO É conhecido, a não ser por brasileiros, que continuam mesmo longe a admiração ao Maluco Beleza y o ouvem sempre!
- Outro dia, veio um amigo aqui em casa, y para minha surpresa me mostrou o nome RAUL bem grande, tatuado na perna! Fotografei na hora! Conheço gente na França, na Italia y até na Áustria que tem tatuagens da Sociedade Alternativa! Na semana passada veio o pessoal de uma empresa brazuca embalar minhas coisas, y ao ver a foto de Raul na parede, disse: `esse é o maior artista brasileiro!´ (!!!) y começaram a cantar Metamorfose Ambulante...
------------------------------
-O que eles acham da cultura brasileira de um modo geral? É comum encontrar música brasileira por ai? (Por Anderson)
- A nossa cultura literária é muito elogiada y respeitada.. principalmente Jorge Amado, Nelida Piñon, y o indefectível Paulo Coelho...
A nossa musica pode ser encontrada nas melhores casas do ramo, tem de tudo... Os shows de nossos artistas superlotam, com uma platéia de minoria brasileira.
Mas, para todo o mundo, a musica brasileira ainda é BOSSA NOVA!
--------------------------------
-Raul a principio, tinha a intenção de criar um mito sobre o disco SGOK, ou isso aconteceu naturalmente perante os acontecimentos e quais os propósitos das lendas sobre a gravação do SGOK? (Por Anderson)
- Criar um mito??? Não posso acreditar nessa tese. Creio que havia descoberto, desde o inicio, como se autopromover intando historias, em entrevistas y shows... Misturava a realidade com a imaginação, y o publico adorava... y ele seguia em frente, ficou de um jeito que nâo podia mais voltar atrás...
Assim, o SGOK também entrou no rondó, sem haver a intenção de mitificar...

-------------------------------
-Vc teve problemas mais agravantes em relação a censura no regime militar? Sofreu alguma ameaça mais grave? Tudo isso desanimava ou deixava vc ainda mais forte diante dos problemas? (Por Anderson)
- Bem, fui chamado muitas vezes á Policia Federal pela Censura.. Quando estava na Boite Cow-boy, na Boite Number One... sempre porque algumas coisas no show eram consideradas `atentatório a moral y bons costumes´! Me apresentava na PF, acompanhado dos proprietários das casas y cagado de medo... Tempos depois, quando estava atuando em `Nigth and Gay´ no Teatro Alaska, fui mais 3 vezes porque o meu texto era `atacante a nomes de políticos´! Ora, que culpa tinha eu se me dirigia ao produtor do espetáculo, que por cumulo se chamava `João Batista´, y o presidente era João Batista Figueiredo?... Porra, que coincidência, né?
Das outras vezes recebi um carão y aviso pra não repetir (mas eu continuava fazendo, era a parte que eu mais gostava..), nessas ultimas, me ameaçaram de me fazer `desaparecer´...
- Não posso dizer que desanimei porque fiz as temporadas completas. Nem que me fortaleci. Era meu trabalho, fazia com medo de acontecer coisa pior, MAS fazia...
Y embora tivesse medo, nunca pude respeitar a Censura porque via como era feita o `censuramento´ nas boites y teatros que trabalhei.
- Engraçado, eu nunca encontrei ou conheci um ex-censor!
- Y não pensem que a Censura acabou.. Está aí, vivinha! Menos repressiva fisicamente, mas, VIVA...

.................................................
























miércoles, 23 de junio de 2010

..respondendo ao pessoal.... 5

Nos anos 80 criei esse grupo (Sidney Becker, eu, Renato Castelo, Eduardo Rosley, e Gilberto Prieto), y com a produçâo do meu amigo Zé Rodrix, chegamos a gravar um Lp na Sony Music... *

- O SGOK foi mesmo um disco para "dizer absolutamente nada"? (Por Sandro)
- Bem Sandro, muitas vezes você pode nâo dizer absolutamente nada, dizendo tudo!... O disco que era pura curtição, pois nâo estávamos afim de um movimento ou revolução política-social, embora levasse o pomposo y anárquico titulo de `Sociedade da Grâ-Ordem Kavernista´, depois de pronto nos deu a consciência de havermos criado uma espécie de manifesto experimental contra a sociedade de consumo, o caos urbano, y os hippies de boutique... Y antes que a Censura, que já estava de olho em cima da gente, começasse a encher o saco y nos tirasse do mercado, saímos logo avisando: `eu não quero dizer nada!´.
- O paradoxo de tudo, é que acabamos sofremos pela própria auto-censura da CBS.!

-------------------------------
- Em uma entrevista você comentou sobre as experiências homossexuais de Paulo Coelho, assim como o fato de ele ter feito o tal Caminho de Santiago. Você saberia ou poderia comentar algo da parceria que ele teve com o Raul? (Por Sandro)
- Não posso admitir como experiência para esse tipo de coisa uma pessoa fazer 3 vezes (três..).. Pessoalmente, nem credito nessa historia, y deve ser pra auto promoção entre os leitores do mundo gay, naquela do `provei de tudo´... Ele pode até ter feito o Caminho, mas eu particularmente também não acredito! São mais de 30 dias andando... Ah, tá, me poupe... Um `bon vivent´ como o PC caminhando pelos nortes de España.. Meu nego, quem se propor escrever sobre estes caminhos, faz brincando y sem nunca haver estado lá.
- NÂO, não posso ou sei comentar da parceria, porque quando Raul se juntou a ele, a barra pesou, eu y Sergio nos afastamos... Era muita porralouquice, y `outras cozitas mais´...
Mas se deram bem, fizeram ótimas musicas, y isso ninguém pode negar... A prova está aí, nos muitos discos que fizeram juntos... Mas como num truque de mágica mal resolvido, PC meteu Raul na caixa y foi-se embora sem se importar em tirá-lo de lá... Deu no que deu...
------------------------------
- Na produção do SGOK vocês tiveram inspiração no disco "Sgt. pepper's" dos Beatles e em Frank Zappa? (Por Leonardo Machado)
- Oi Leonardo, acho que VC quis dizer `concepção´... SIM.. o no Tropicália também... jogue tudo num liquidificador y tire o sumo com bananas y cajus...
-----------------------------
- Você acha que a "pobreza" da música em geral, principalmente no Brasil, se deve ao fato das pessoas não se espelharem em grandes artistas com obras de qualidade??? (Por Leonardo Machado)
- A `pobreza musical´ não é privilégio brasileiro.. Acredite Leonardo, é um fenômeno, creio que mundial... a musica na España, em Portugal, na Rússia, na França, ou na Itália, está de péssima qualidade y nossa terra tupiniquim vai no embalo..
Mas a culpa não é de `não se espelharem em coisas boas´, é a falta de cultura mesmo! Principalmente `cultura musical´. As gravadoras, a TV y a Internet têm muita culpa nisso, é tudo imediatista, tudo muito fácil, qualquer merda grava um CD y um DVD!... Ora, como é que vão se espelhar se não conhecem nada? Se nem sabem o que é o bom? Nem sabem suas raízes? É tudo produto da mídia, do que as gravadoras querem vender gastando pouco, y da falta de informaçâo...
Tenho outros pontos de vista, mas nâo vou prolongar...

.............................................

..respondendo ao pessoal.... 4

- 1969 - Prometendo deixar o cabelo crescer como o da Gal Costa... - Programa Poder Jovem - TV Itapoâ - Salvador

- O que você acha do "Macarrão”, seu amigo cantor, aqui de São Paulo... (Por Reinaldo Beer)
- Posso te afirmar Reinaldo, que o `Macarrão´ para mim, foi uma das poucas coisas boas que vi na Virada de 2009! Foi pra mim, um susto, uma surpresa ver sua vitalidade y levada... Aquela cartola na cabeça, aquele cabelo `lampiônico´ y sua soltura no palco, me fez reconhecer um grande artista, um cara talentoso, de quem fiquei amigo y fã..
---------------------------
- Comenta-se que foram feitas 34 músicas para o SGOK, porém apenas 10 passaram pela censura. Você se lembra quais foram essas músicas? Tem algum manuscrito delas? (Por Sandro)
- Oi Sandro, menino das estrelas... Toda y qualquer informação sobre o Lp Kavernista (..a não ser aquela célebre `fala´ do Raul..) saiu da minha boca, que te diz não saber o numero exato, mas quase isso... Só minhas, foram umas seis...
- Não, não lembro que musicas foram estas... Manuscritos também num creio existir, porque o que voltava da Censura riscado em vermelho, era rasgado y jogado no cesto do lixo... outro dia achei uma copia-carbono de uma minha... Tenho vontade de ir lá nos arquivos da Policia Federal procurar...
------------------------------
- Qual a importância do SGOK para você ou para sua carreira? (Por Sandro)
- NENHUMA... minha carreira foi feita sem seqüelas do SGOK, que sempre foi um disco esquecido y no limbo musical, até ser resgatado pelos fans de Raul.
Agora, de alguns anos pra cá, SIM, tornou-se importante pra mim, praticamente deu novo impulso a minha carreira, y muitas alegrias...

-------------------------------
- Hoje o SGOK é uma raridade e é muito aclamado principalmente pelos fãs de Raul Seixas. Você acredita que se o SGOK não tivesse sido retirado do mercado, faria algum sucesso? (Por Sandro)
- Ah Sandro, nem sei responder... Mas pensando bem, tinha grande possibilidade de êxito, pois apesar de ser de uma gravadora considerada `brega´, o disco estava dentro dos cânones da contra-cultura da época, y bem ao gosto da juventude que seguia a esquerda festiva, os intelectos, os festivais, o Pasquim, y o `udigrudi´... Talvez não tivesse vendido muito... Mas, causaria reboliço sim.
E, se não tivesse acontecido o impedimento do SGOK, também NÂO existiria o Raul Seixas que aconteceu depois... Nem sei como seria...
--------------------------------
- Segundo consta numa matéria da época, os Kavernistas pretendiam gravar um LP por ano. Havia realmente essa pretensão? (Por Sandro)
- Era uma proposta, pois como tínhamos bolado complementar com uma obra teatral, pensávamos em continuar o trabalho com um segundo disco, um terceiro... até onde fosse possível a longevidade da SGOK y o nosso saco...
........................................

..respondendo ao pessoal... 3

-1970 - Conversando com a Divina Elizeth Cardoso, na TV Itapoâ - Salvador...

-Ter feito parte do quarteto kavernista te influenciou de algum modo????
Como foi definido as roupas da capa do Disco ??????? (Por Wood)

- Não! Influenciar, não! Ninguém ficou influenciado por outro, veja: Sergio continuou sua saga, Miriam continuou sambista, y eu enveredei no music-hall. Mas se criou um vinculo muito forte de amizade entre nós, cúmplices do projeto... O Kavernista acabou, y ninguém se julgava mais kavernista... O clube se extinguiu y seguimos amigos.
- Aquelas roupas, entre outras, foram boladas para serem depois usadas numa ópera rock que se queria montar... Eram alguns dos personagens `brasileiros´ da época: o riponga, a mulher liberada, o fanático de futebol, o alienado do ye-ye-ye...

----------------------------
-Edy, qual a sua programação para a Virada Cultural desse 2010? (Por Reinaldo "Beer")
- Olha Reinaldo, logo após a Virada do ano passado, me convidaram a fazer dois shows em 2010: um sobre o meu Lp que seria no Teatro Municipal, y repetir o show Kavernista, por causa da repercussão na imprensa, na Internet, y entre o próprio publico, que escrevia pra Sec. de Cultura pedindo um bis.
No inicio desse ano, descartou-se o show do teatro, pois está em obras, y foi substituído por um show com minha madrinha Maria Alcina...
Mas, até agora só tenho de certo, que vou repetir o Sociedade da Grã-Ordem Kavernista! É o que posso divulgar.
- Imagine que: por primeiríssima vez na historia da Virada Cultural de Sampa vai se repetir UM SHOW! ..não é o artista, É O SHOW! ..o que muito me envaidece, como recompensa de ter feito algo bonito y com amor para os raulseixistas, ampliando meu compromisso para com eles. Ou seja: não vai ter Palco Raul, mas... Raul vai estar presente na Virada outra vez! Toca Raul!

-----------------------------
- Quais são os seus planos no retorno ao Brasil? (Por Reinaldo "Beer")
- Sabes Reinaldo, que há muito tempo venho querendo voltar às terras tupiniquins... Sempre estava falando isso.
Já passei dos setenta, já escapei de um câncer.. não quero voltar numa cadeira de rodas nem num ataúde, tenho que aproveitar enquanto ainda dou meus pulinhos y sinto tesão pelo que faço bem..
A Europa é ótima, recomendo a todo mundo, vi muitas cidades y conheci outras culturas, mas... tudo tem um tempo certo.. depois de 18 anos, ta na hora de voltar, né?... Bofélia rides again!
Alem do mais já tenho dupla nacionalidade, sou comunitário europeu, entro y saio em qualquer país da Europa quando queira..
Sei que estou cometendo outra grande loucura, outra virada... principalmente nessa minha idade y nesse país... Mas, que fazer? ..minha vida sempre foi uma loucura, y o país não tem jeito mesmo...

..............................................

martes, 22 de junio de 2010

..respondendo ao pessoal..... 2

1971 - ..Kavernistas divulgando o disco...

-Edy, você tem uma voz perfeita, gostosa de ouvir...
Além desse relançamento do seu CD você tem planos ou algum projeto pra gravar músicas inéditas? (Por Fa Bioenegia)
- Hola Fa.. Obrigadíssimo! .y saiba q eu NUNCA gostei da minha voz, nem acho q canto bem.. Eu engano bem!
- Meu CD? Tas doidia? Não tenho nada a ver com esse lançamento, não ganhei nada.. Nem UM CD de presente! Y quando propus fazer o show no Rio para um lançamento oficial, recusaram dizendo `não querer gastar verba´ (sic). Bem, a SONY é dona do fonograma y faz o que quiser, assim ninguém entrou em contato comigo ou me pediu autorização pra nada.. Apenas fui notificado em dezembro passado pelo produtor Rodrigo Afour de que sairia o CD em janeiro, me pedia informações y sugestões... Y espero solenemente desvincular meu trabalho desse lançamento, y quase desisto do show da Virada desse ano, para que indiretamente não servisse como uma publicidade gratuita para ele... Que merda, eu hein?
- Sim, tenho planos de um CD com musicas inéditas, de gente que me mostra coisas, y outras que por motivos alheios não entraram no meu Lp Sweet Edy... Mas só concretizo essa idéia se puder dar continuidade com shows... Não o fiz até hoje, porque de que serve fazer um CD se num tenho como divulgar?

----------- -----------------
-Edy você poderia, por favor, voltar pra Raul Seixas [C.R.D/S.A] comunidade, de onde você nunca deveria ter saído? (Por Fa Bioenegia)
- Ah minha FA... Isso é uma outra historia. Quem sabe, um dia, né?
Eu até gostava da Comunidade, ria muito todas noites... Y comentava sempre com outros amigos y com o próprio Sylvio. Mas depois, descobri que os preconceitos escondidos, a soberbia de alguns, y a parvoíce, eram a serio... Vi acontecer uma coisa, mudei, y saí. Y atente: não foi nada comigo!
Muitas vezes imaginei a Comunidade como a mais moderna versão do conto `Os cegos y o elefante´...
---------------------------
-Qual a maior lenda que se criou sobre a época da "Grã Ordem Kavernista" ???????
E o Maior Mito relacionado a Raul ?????? (Por Wood)

- Wood, creio que a maior lenda é o emaranhado sobre `a gravação´ do disco..
Quanto a Raul, vejo muitos: sobre os encontros com artistas famosos, o esoterismo, as religiões, da homofobia, do não gostar de carnaval, as varias interpretações de musicas, y por aí vai...

......................................................

Respondendo ao pessoal... 1

..1974 - Sâo Paulo... Festival de Rock...

Bom,Edy...não sei se vc se lembra, mas já te fiz essa pergunta uma vez e queria compartilhar sua resposta com todos aqui da comunidade!!!
-Certa vez, a Mirian Batucada disse numa entrevista, que Raul havia abandonado o pessoal da SGOK... verdade ou mentira? (Pergunta feita por Luciano Magrinho)
- Luciano, não acho que tenha acontecido isso. O termo `abandonar´ fica muito forte.. Aconteceu que Raul foi cuidar da vida/carreira dele.. y cada um foi pra seu lado.. Eu fui cuidar da minha.. Mas a Miriam y o Sergio talvez esperassem ser levados para a Phonogram. O Sergio ainda conseguiu que Raul produzisse lá UM seu LP, mas também ficou magoado quando não conseguiu mais nada... A Miriam nem isso, então passou o resto da sua vida espinafrando o Raul. Eu nunca dei a mínima importância pra o fato, estava já em outra... Kavernistas foi um sonho que nasceu y morreu na CBS..
---------------------------
-Como era sua relação com Raul depois dos kavernistas? Sempre manteve contato com ele até sua morte? (Por Felipe Sampaio)
- Olha Felipe, há muita diferença entre intensidade y assiduidade... Já não encontrava Raul assiduamente, mas sempre conversávamos por telefone ou nos encontrávamos em momentos desbaratados... Nossa amizade sempre conservou a intensidade, até nosso ultimo encontro no Canecâo em 89, onde fazia seu ultimo show com Marcelo Nova.
----------------------------
-Depois dos kavernista, pensaram em fazer algum trabalho juntos? (Por Felipe Sampaio)
- Não Felipe.. Nunca nenhum dos 4 falou a respeito disso, o sonho acabou... Nem quisemos inventar nenhuma outra formação ou novo bando... Nem trios, nem duplas. Eu criei um grupo nos anos 80, já completamente fora da idéia kavernista, o `Zazá Big Circus´, com uma concepção totalmente diferente...
......................................................................

..Eis aqui este tanguito... *



..y mais num digo... *

..........................................................................

..el `dieguito´ do Maradona... *


El grande santo porteño Dieguito Maradona, antes da Copa..
Embora possua muitos bons amigos artistas argentinos, posso confessar que nunca gostei de Maradona... Sempre o vi presunçoso y estrelar... Como diz na minha terra: `nâo me entra...´
Agora o Sâo Maradona prometeu desfilar NU rodeando o Obelisco de Buenos Aires, SE a Argentina vencer a Copa... Pois NÂO PRECISAM ESPERAR pra ver o tal `poronguito´! ..entre as 1.001 fotografias de nus que possuo, nâo poderia faltar`Dieguito´... (aqui pra nós, um verdadeiro `dieguito´..kkkk..) VEJAM A FOTO ABAIXO... Imagine `isso´ embaixo daquela atual barriga, y bem menor, pois dizem que ` pó´ diminui o pinto... Que os deuses nos poupe de ver `ese vergonzoso capullo porteño´ ... A foto é original, de 1986, y chegou a causar o fechamento de um jornal carioca, quando a publicou com a manchete:"Maradona bom de bola y ruim de taco!"
Alguns dizem que esse `encolhimento´ é causado pelo frio... SE quizerem mostro como o frio encolhe o de Pelé... pois sim...
Sempre fui daqueles que mesmo sem matar a cobra, mostro o pau...
Coisas nossas... *
..................................................................